Já ouviu falar no Bolsa do Povo? No geral, trata-se de um programa social para as famílias de baixa renda que precisam de ajuda financeira. Nesse sentido, milhares de brasileiros podem receber o benefício de transferência de renda que pode ultrapassar R$2 mil. Mas, vale esclarecer que o benefício social não está disponível para todos os estados do país.
Por isso, para saber se a sua região está com o programa social ativo, deve fazer uma consulta online por se tratar de um benefício regional. De qualquer forma, para que saiba mais do programa Bolsa do Povo e consiga descobrir se tem direito a receber, reunimos a seguir um guia explicativo com todos os detalhes sobre o assunto. Veja abaixo:
Sobretudo, o Bolsa do Povo é um programa social que nasceu em meio a pandemia. Sendo assim, o Governo tem como objetivo garantir que os cidadãos tenham acesso a benefício de transferência de renda. Desde que foi criado já beneficiou milhares de cidadãos brasileiros que estão vivendo em situação de vulnerabilidade social.
Vale lembrar que o Bolsa do Povo é um programa social regulamentado por meio da Lei n° 17.376. Diferente de outros programas sociais, o Bolsa do Povo reúne vários outros benefícios sociais. Dessa forma, as famílias beneficiárias podem ter acesso a qualidade de vida com segurança, saúde, renda, moradia e trabalho.
Basicamente, desde que o programa Bolsa do Povo foi criado durante a pandemia, milhares de brasileiros se interessaram bastante em ter acesso ao benefício que pode ultrapassar R$2 mil. No entanto, para que possa receber o benefício mensal de transferência de renda vai ter que atender a uma série de requisitos. Dentre as regras de elegibilidade está a inscrição junto ao banco de dados do CadÚnico.
Saiba que para ter acesso ao Bolsa do Povo e a qualquer outro benefício do Governo, vai precisar ter seu cadastro ativo e atualizado junto ao CadÚnico. Se tiver acesso a outros benefícios sociais, também vai ter direito ao programa Bolsa do Povo. Por exemplo, Bolsa Família, Vale Gás, Bolsa Trabalho, Ação Jovem e Aluguel Social.
Contudo, saiba que deve procurar a unidade CRAS de onde mora ou a prefeitura para que saiba se o programa social está disponível para a região onde mora. Afinal, como já falamos antes, trata-se de um benefício regional e nem todos os estados oferecem acesso a ele.
No geral, todo o processo para fazer a solicitação do Bolsa do Povo pode ser feito com facilidade pela internet. Sendo assim, use um aparelho com acesso a internet para entrar no site oficial do programa Bolsa do Povo. Na tela inicial, deve clicar no ícone “Pedir Benefício”. Basta seguir cada uma das instruções do site para que preencha um formulário online com todos os seus dados. Envie os documentos requeridos e finalize a sua solicitação. Vale lembrar que deve estar com todos os dados em mãos para que envie fotos comprobatórias para o site do programa. Enfim, saiba que no site também pode descobrir se o benefício está ou não liberado para região onde mora.
Em conclusão, espero que nosso guia tenha lhe ajudado a esclarecer suas dúvidas a respeito do programa social. Se atende a todos os critérios de elegibilidade, não pode deixar de fazer o seu pedido o quanto antes. Espero ter lhe ajudado!