Segunda-Feira, 04 de Dezembro de 2023

Descubra Quais Os 10 Exames Laboratoriais Vitais Na Terceira Idade

Em geral, a população brasileira está envelhecendo. Isso porque, segundo os dados do IBGE, nos últimos dez anos, o Brasil ganhou mais de oito milhões de pessoas acima de 60 anos. Dessa maneira, estima-se que até o ano de 2027, essa margem alcance 38 milhões de cidadãos no Brasil. Porém, diferente do que as pessoas acreditam, isso não quer dizer que precisa perder a qualidade de vida ao envelhecer. Hoje em dia, existem inúmeros avanços da medicina para que tenha não apenas uma vida mais longa, mas também muito mais saudável. Contudo, para isso existem alguns exames laboratoriais de rotina que se tornam vitais ao entrar na Terceira Idade.

Descubra Quais Os 10 Exames Laboratoriais Vitais Na Terceira Idade

Quais os 10 Exames Laboratoriais vitais na Terceira Idade?

Sem dúvidas, vale deixar claro que os exames de rotina para prevenção é algo importante na vida das pessoas independente de suas idades. No entanto, os exames laboratoriais se tornam vitais e essenciais quanto se tem 60 anos ou mais. Isso porque, nessa fase de sua vida, os riscos de ter uma doença se tornam muito maiores. Dessa forma, fazer os exames pode ajudar a descobrir possíveis doenças na fase inicial.

Ou seja, caso tenha uma doença pode iniciar um tratamento rápido fazendo com que tenha muito mais chances de cura. Vale deixar claro que existem várias doenças silenciosas. Então, mesmo que não sinta nenhum sintoma que indique uma doença, deve fazer os exames de rotina para cuidar melhor de sua saúde. Saiba que os exames laboratoriais devem ser feitos de tempos em tempos de acordo com uma indicação médica. Veja abaixo:

1- Hemograma 

Primeiro, o hemograma também conhecido com o exame de sangue está no início da nossa lista de exames de rotina essenciais na terceira idade. Isso porque, ele pode ser analisado com facilidade e não exige que o paciente tenha que passar por grandes preparos para realizar o exame. Embora se trate de um exame simples, ele pode indicar fatores muito importantes aos médicos. Afinal, por meio do hemograma o médico pode analisar as células vermelhas, plaquetas, leucócitos e outros.

Por exemplo, por meio de um exame de sangue você pode descobrir anemia, infecções, suspeita de câncer, casos de leucemia, doenças auto imunes e várias outras. As pessoas que passam por algum tipo de tratamento de doença devem fazer o hemograma para que o médico acompanhe evolução tanto da doença quanto do tratamento e os índices de melhora. Assim, podemos dizer que o hemograma se torna vital quando se alcança a terceira idade.

2- TSH

Ao longo dos anos, todas as pessoas aumentam as chances de desenvolver problemas na tireoide. Além disso, se tornam ainda maiores entre as mulheres. Isso porque, no período da menopausa as chances de ter uma doença auto imune como tiroide crônica e tireoidite podem acontecer. Nessa fase o corpo da mulher passa por inúmeras alterações hormonais e por isso fica mais suscetível a desenvolver a tireoide. Portanto, você deve fazer um exame para medir o TSH de modo frequente. Também deve fazer acompanhamento com médico caso tenha que tratar com medicamentos a tireoide.

3- Perfil Lipídico

Esse exame também é bastante conhecido como Lipidograma. Dessa maneira, por meio desse exame o médico pode analisar os níveis de colesterol bom e ruim no corpo do paciente. Porém, ele também pode analisar o colesterol total e os triglicerídeos. Então, o exame se torna vital para que você consiga controlar os níveis de colesterol e também evitar doenças cardiovasculares. Mas, fazer esse exame também pode te ajudar a reduzir as chances de ter um AVC na terceira idade.

Descubra Quais Os 10 Exames Laboratoriais Vitais Na Terceira Idade

4- Papanicolau

Embora muita gente não saiba, independe de ter ou não uma vida sexual ativa, deve fazer o exame Papanicolau. Por isso, mesmo após os 50 anos de idade ele ainda se torna vital para ter uma qualidade de vida. Os médicos indicam que esse exame deve ser realizado com frequência até que alcance os 70 anos de idade. Vale ressaltar, que por meio desse exame o médico pode encontrar infecções e até mesmo presenças de câncer no colo do útero. Assim, ele se torna vital até mesmo nessa fase de sua vida.

5- Vitamina D, PTH e cálcio

A grande parte das pessoas sabem que a osteoporose se trata de um problema muito comum encontrado na terceira idade. Sendo assim, medir a vitamina D e o cálcio se torna essencial para você descobrir as indicações de algum problema ou até mesmo fazer acompanhamento de casos de osteoporose ou osteopenia. Para isso, deve fazer o exame PTH para saber as suas indicações da tireoide. Desse modo, por meio desse exame o médico pode medir os seus níveis para prevenir ou cuidar de algumas doenças, como por exemplo a osteoporose.

6- Glicemia de Jejum

O Diabetes Tipo 2 se trata de uma das maiores preocupações para as pessoas que estão na terceira idade. Isso porque, as chances de ter essa doença crescem muito a partir de 45 anos de idade. As pessoas com obesidade ou com casos de diabetes na família tem chance ainda maiores de desenvolver a doença. Portanto, fazer o exame de glicemia com frequência pode te ajudar a saber sobre a doença. Além disso, ele pode te ajudar a dosar o nível de insulina que o seu corpo precisa tomar quando se tem o Diabete tipo 1.

7- Ureia e Creatinina

Os dois exames são vitais para que possa avaliar como estão as funções do seu rim. Afinal, ao passar dos anos as funções renais entram em uma fase de declínio. Então, fazer um acompanhamento com médico se torna o melhor caminho para evitar doenças renais. Vale lembrar que as doenças renais tendem a não ter sintomas, apenas em casos mais avançados. Fazer a dosagem de creatinina e ureia com frequência pode te ajudar a saber se os seus rins estão fazendo as suas funções de modo correto. As pessoas com diabetes e hipertensão, devem fazer esse exame de modo regular se torna ainda mais vital, já que tem mais chances de desenvolver doenças renais.

8- PSA

Os homens com mais de 45 anos de idade devem fazer junto ao exame de toque real o PSA. Ele pode indicar de modo precoce o câncer de próstata. Mas, como muitos homens tem vergonha e preconceito com esse exame, muitos acabam tendo complicações. Afinal, desenvolvem o câncer de próstata e sofre com as complicações que podiam ser evitadas caso faça os exames.

9- Exame de sangue oculto nas fezes

Após os 50 anos de idade, vai precisar fazer esse exame todos os anos. Isso porque, por meio dele o médico vai saber se existe necessidade ou não de fazer uma colonoscopia. Por meio dele vai ter saber se tem pistas de possíveis doenças intestinas e até mesmo o câncer nessa região.

10 Medir Vitamina B12 e Ácido Fólico

Por fim, a ausência de vitamina B12 no corpo pode causar não apenas anemia, mas vários tipos de mudanças neurológicas. Em alguns casos pode levar até mesmo a demência senil. Sendo assim, deve medir o B12 e o Ácido Fólico todos os anos quando estiver acima de 65 anos. Contudo, quem se queixa de perda de memória deve fazer o exame.

Sendo assim, agora já sabe quais os principais exame laboratoriais na terceira idade. Pode ficar atento para cuidar melhor de sua saúde e ter uma qualidade de vida mais saudável. Vale deixar claro que dependendo do seu histórico familiar e médico, existem outros exames que podem se tornar vitais. Como a, mamografia, ultrassom, densitometria óssea, colonoscopia e raio x do Tórax. Então, como já está por dentro de tudo sobre o assunto de exames vitais na terceira idade.

Compartilhe

Relacionados

Saiba a Importância do Exame de Urina Para Os Idosos Saúde Saiba a Importância do Exame de Urina Para Os Idosos Como grande parte das pessoas já sabem, existem alguns exames de rotinas que são essenciais em qualquer etapa da vida. Por exemplo, exame de fezes, urina e sangue. Afinal, por meio dos...
Conheça 7 Dicas Incríveis Para Sua Saúde e Beleza – Veja Saúde Conheça 7 Dicas Incríveis Para Sua Saúde e Beleza – Veja Sem dúvidas, todo mundo deseja passar os anos com uma vida saudável e com a beleza em dia, sempre gostando do que vê em frente ao espelho. Contudo, a maioria das pessoas acreditam que...
Conheça as Opções Para Ter Acesso a Serviços Médicos de Qualidade Saúde Conheça as Opções Para Ter Acesso a Serviços Médicos de Qualidade As pessoas que se preocupam com a saúde e qualidade de vida no Brasil, sofrem com os desafios de acesso a saúde pública. Segundo uma pesquisa, uma pessoa espera cerca de seis meses para...
Aprenda a Falar com Médicos Online e de Graça – Confira! Saúde Aprenda a Falar com Médicos Online e de Graça – Confira! Sem dúvidas, grande parte das pessoas acredita que conversas com médicos online e 100% de graça é algo bem longe da nossa realidade. Mas, saiba que essa opção realmente existe. De modo...
© 2023 - Nossa Duvida